A história fotográfica de Brusque na Internet

Os 145 anos do Colégio Cônsul Carlos Renaux

Construído em uma área de 6.774,3m2 no centro da cidade de Brusque, teve início a história do Colégio Cônsul Carlos Renaux em 20 de abril de 1872 e conta atualmente com uma grande infraestrutura, sendo o colégio particular mais antigo de Santa Catarina.
Sua trajetória teve início com o Pastor Heinrich Sandreczki, que cedeu um espaço em sua residência a fim de lecionar aulas do ensino primário para crianças e jovens filhos de imigrantes que residiam em Brusque, atribuindo-se à instituição de ensino o nome de Escola Evangélica Alemã.
Em 1886, para evitar a extinção da Escola, um grupo de líderes da Comunidade Luterana, reuniu-se junto com outros imigrantes, em assembleia, e decidiram fundar a Sociedade Escolar Evangélica, visando assegurar a continuidade do ensino, sociedade que, atualmente, denomina-se Fundação Educacional Luterana, presidida pelo senhor Marcus Schlösser.
Com o crescente número de alunos e a necessidade de expansão, em 1912 foi construído o novo prédio para atender até a oitava série (ensino fundamental alemão - Volksschule) e, também, com Jardim de Infância anexo à Escola. Nos anos seguintes, o Colégio continuou se expandindo tanto em espaço físico como em conteúdo educacional, a fim de manter a qualidade que tanto preza.
No ano de 1938, devido à campanha de nacionalização do ensino, pelo Departamento de Educação do Estado, ocorreu a mudança para o nome de Escola Evangélica Alberto Torres e assumiu em primeiro de junho, como Diretor, o Professor Arno Ristow, que teve durante sua gestão, construída a ala central do edifício, com a fachada voltada para a Avenida Monte Castelo, dentre outras importantes obras. 
Em 1964, em homenagem ao Cônsul Carlos Renaux, por sua dedicação à educação e às causas brusquenses, em especial ao Colégio, este passou a ter seu nome.
Desde 1999 o Colégio é vinculado à Rede Sinodal de Educação, órgão responsável, na IECLB, pelo setor educacional.
Desde 2013, o Colégio está sob a direção do Professor Otto Hermann Grimm, que tem dado continuidade nas obras de melhoria e ampliação do colégio, otimizando cada vez mais os espaços disponibilizados aos alunos, professores e funcionários, contando hoje o Colégio com 1112 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino. Este número é crescente, em virtude do comprometimento e dedicação de toda a equipe que se empenha em contribuir com o seu melhor, merecendo assim o Colégio, destaque junto à comunidade brusquense, por sua excelente qualidade no ensino e aprendizado.
O Cônsul oportuniza diversas atividades extraclasses, como o Período Integral - PI, atividades musicais e culturais, centro de idiomas e atividades esportivas. Para alunos da Educação Infantil e Período Integral é disponibilizado ainda o benefício de Plantão em épocas de recesso escolar, permitindo frequentar o colégio sob a orientação de profissionais da área pedagógica.
A programação anual abrange diversas atividades para alunos e pais, visando sempre a integração entre todos.       
Nesses 145 anos de história, muitas são as conquistas do Colégio Cônsul em competições esportivas e de conhecimento, sendo destaque em classificações de ENEM e Vestibulares. 
A missão do Cônsul é contribuir com a formação de pessoas comprometidas com valores humanos, éticos e cristãos. Para que o aluno tenha o processo de aprendizagem consolidado, investe-se na capacitação dos profissionais, estrutura adequada a cada área e segmento de ensino e, a parceria com as famílias. Assim, o Cônsul alcança a qualidade do ensino e segue fazendo a diferença.

Artigo publicado pelo Colégio Cônsul Carlos Renaux por ocasião do seus 145 anos de Fundação.