LIVROS

Veja livros e outras publicações sobre a história de Brusque

Mostrando 42 livros cadastrados.

A Colonização Italiana no Vale do Itajaí-Mirim

Roselys Izabel Corrêa dos Santos

Sinopse:

ver mais detalhes

Arthur Schlösser e a criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina

Saulo Adami

Sinopse: A primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina foi realizada em Brusque, Santa Catarina, de 7 a 12 de agosto de 1960, durante as comemorações alusivas ao primeiro centenário de fundação do município. Na época, participaram 444 atletas de 14 delegações (inclusive Brusque). Mais do que comemorar os 50 anos da criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, este livro resgata parte da trajetória de vida de Arthur Schlösser, traçando o perfil de um empreendedor e estrategista que não mediu esforços nem poupou investimentos para tornar seu sonho realidade. Este livro preserva sua memória e valoriza os exemplos que ele deixou.

ver mais detalhes

Brusque - os 60 e 160: Elementos da nossa história

Rosemari Glatz

Sinopse: A obra, dividida em capítulos, é ilustrada com fotografias da época em que os fatos se passaram, fotografias atuais e em gravuras. Escrito de forma didática, está estruturada em dois momentos distintos:

O primeiro é um recorte temporal, designado como “Os 60” e contempla o período que antecede a criação da Colônia Itajahy-Brusque em 1860 até o início do século XX, quando foi fundada a última grande indústria têxtil, concluindo assim a transição da Brusque colonial para a Brusque industrial.

O segundo recorte traz para o momento presente, quando Brusque está no limiar de completar 160 anos de fundação e já conta com mais de 131 mil habitantes. Numa espécie de manejo estético de códigos culturais, são apresentados os principais pontos e atrativos que marcam a identidade da Brusque atual.

A autora é pesquisadora da história regional e autora de inúmeras crônicas que são publicadas semanalmente no Jornal O Município, de artigos no Anuário Notícias de Vicente Só e de capítulos do livro Famílias de Origem Alemã no Estado de Santa Catarina.

ver mais detalhes

Brusque 150 Anos - Tecendo uma História de Coragem

Marlus Niebuhr (org.)

Sinopse: O livro é composto por um apanhado de textos de diversos autores sobre fatos que marcaram a formação da cidade ao longo dos primeiros 150 anos, comemorados em 2010. O historiador Marlus Niehbur, que também é diretor de patrimônio da Fundação Cultural, foi o responsável por elaborar o trabalho juntamente com os demais envolvidos.

ver mais detalhes

Brusque era maior: Viajantes do Tempo

Saulo Adami e Tina Rosa

Sinopse: As histórias de Vidal Ramos, Presidente Nereu, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Gaspar, que um dia pertenceram integral ou parcialmente ao território do atual município de Brusque. Informações inéditas arquivadas pelo agrimensor Walter Rhode por 50 anos, documentos recuperados de Boiteuxburgo (Núcleo Federal Senador Esteves Júnior) sobre os imigrantes que ajudaram a desenvolver Brusque e região; relatos de viajantes que nos séculos XIX e XX percorreram a região e registraram suas impressões. Correspondências, documentos fiscais, mapas e fotografias reconstituem parte destas e de outras histórias de um tempo no qual Brusque era uma vila, e os imigrantes ocupavam seus lotes na esperança de fazer de seus sonhos realidade.

ver mais detalhes

Brusque Operária: Comércio e Indústria

Saulo Adami e Tina Rosa

Sinopse: Neste quarto livro sobre a história de Brusque, Vidal Ramos, Presidente Nereu, Botuverá e Guabiruba, Saulo Adami e Tina Rosa trilham os caminhos coloniais em busca das memórias sobre a criação e do desenvolvimento do comércio e da indústria e do sindicalismo operário; visitam os primeiros vendeiros da floresta e compartilham com o cônsul Carlos Renaux o entusiasmo na criação da primeira unidade fabril em parceria com os tecelões de Lodz; conhecem o interesse do cônsul na exploração do calcário de Ribeirão do Ouro; a frustração do povo à espera do trem que jamais chegou à cidade e à espera das redes de água e esgoto e do serviço de coleta de lixo; revisitam a história do rio Itajaí-mirim (corredor pelo qual passaram nossos imigrantes, correnteza acima, e os produtos da colônia, correnteza abaixo) e da rodovia Antônio Heil, e acompanham o alfaiate Siegfried Pieper em sua caminhada até o Rio de Janeiro, na década de 1950. Este livro reúne informações inéditas encontradas em documentos oficiais, fotografias, cartas, jornais, livros e entrevistas exclusivas.

ver mais detalhes

Brusque Polonesa

Celso Deucher

Sinopse: Esta obra é a soma das diversas visões da história dos 140 anos de imigração polonesa em Brusque e consequentemente na América Portuguesa, já que o município é considerado o “berço da imigração polonesa no Brasil”. É a união das lembranças vividas e preservadas pela memória oral dos descendentes poloneses, ainda hoje entre nós. Este livro pretende proporcionar ao leitor uma visão mais abrangente da epopéia que envolveu a vinda desta etnia para a América Portuguesa. Para que estas histórias viessem à tona, o autor entrevistou diretamente 55 pessoas, resgatando a história das famílias Walendowsky, Witkowsky, Imianovsky, Civinski, Szpoganicz, Graczcki, Kogikowski, Petrusky, Zielinski, Iunceck, Dubiella, Jaraceski, Kriscinski, Visnheski, Badura, Podiatski, Voitina, Rubik, Wilamoski, Slomsky, Hartke, Marchewsky, Nasguewitz, Michalski, Lepeck, Lenartovicz e Haacke. A pesquisa se completa com um registro inédito de outras mais de 150 famílias polonesas residentes em Brusque em 2009.

ver mais detalhes

Brusque vai à Guerra: Novas visões da história

Saulo Adami e Tina Rosa

Sinopse: Brusque, Vidal Ramos, Presidente Nereu, Botuverá e Guabiruba enviaram soldados para conflitos no Paraguai, na Itália e no Brasil. Guerra do Paraguai, Contestado, Primeira Guerra Mundial, revoluções de 1922, 1924 e 1930, Integralismo, Segunda Guerra Mundial e Revolução de 1964 são algumas das histórias resgatadas por Saulo Adami e Tina Rosa, autores de Brusque Cidade Schneeburg (2005) e Brusque Era Maior: Viajantes do Tempo (2006). Este livro reúne informações inéditas encontradas em documentos oficiais, fotografias, cartas, jornais, livros e entrevistas exclusivas.
Antônio Tavares, o guerreiro esquecido do Contestado; Oswaldo Fritzen, que teve um encontro inusitado com Adolf Hitler; Cesco Rhode, prisioneiro de guerra; Ervin Riffel, que nos campos de batalha da Itália guerreou ao lado dos americanos usando a farda da Força Expedicionária Brasileira; o estudante secundarista Aliatar da Silva, membro do Grupo dos Onze, processado pelo regime militar, são apenas alguns personagens ilustres. Um dos mais completos resgates da trajetória do teatro amador, da comunicação social, da fotografia, do cinema e da literatura de Brusque e região. Faz homenagem ao jornalista Celso Teixeira, uma das vozes mais conhecidas da Sociedade Rádio Araguaia de Brusque.

ver mais detalhes

Brusque: Cidade Schneeburg

Saulo Adami e Tina Rosa

Sinopse: Alvorecer de 24 de julho de 1860: sob céu nublado e sobre mar revolto, o navio Belmonte ruma à barra do rio Itajaí-Mirim. A bordo, o presidente da Província de Santa Catharina, Francisco Carlos de Araújo Brusque, o barão austríaco Maximilian von Schneeburg e 55 imigrantes alemães. Seu destino: o lugar Vicente Só. Em 4 de agosto, depois de cinco dias enfrentando a correnteza do rio, os imigrantes chegam ao seu destino e instalam a nova colônia. Os escritores Saulo Adami e Tina Rosa revivem a história desta expedição. E vão além: resgatam outras histórias que, juntas, reconstituem alguns dos fatos mais importantes registrados nos mais diversos setores. Fazem surpreendentes revelações em entrevistas exclusivas e apresentam documentos nunca antes pesquisados.

ver mais detalhes

Brusque: essas ruas que eu amo

Maria do Carmo Ramos Krieger Goulart

Sinopse: Livro de 1982.

ver mais detalhes

Brusque: Subsídios para a História de uma Colônia nos Tempos do Império

Osvaldo R. Cabral

Sinopse: Livro de 1958.

ver mais detalhes Comprar livro

Cartas para minha mãe

Germano Hoffmann, Erich Hoffmann, Iasmine Vianna Hoffmann e Ricardo Vianna Hoffmann

Sinopse: Livro sobre Mortiz Germano Hoffmann

ver mais detalhes Comprar livro

Catolicismo Em Brusque

Pe. Eloy Dorvalino Koch

Sinopse: Brusque, desde 1908, vem fazendo parte, sucessivamente, da Diocese e Arquidiocese de Florianópolis. Mas a sua história religiosa ainda alcança a época em que a Província Catarinense despendia da Diocese do Rio de Janeiro. Pois a primeira leva de imigrantes aqui se estabeleceu em 4 de agosto de 1860. As família alemãs católicas da incipiente Colônia Itajaí eram provenientes, na maior parte, da Badênia... Imagem Ilustrativa. Verificamos cuidadosamente o estado do livro, mas por se tratar de um artigo usado, é passível de algum detalhe não descrito,

ver mais detalhes

Cem Anos da Presença dos Dehonianos Em Brusque Sc

Pe Roque Jose Schmitt Scj

Sinopse: Livro de 2013.

ver mais detalhes

Com a Bola Toda: 100 Anos do C. A. Carlos Renaux

Saulo Adami e Giselle Zambiazzi

Sinopse:

ver mais detalhes Comprar livro

Cultura e Religiosidade de um Povo

Pe. Eder Claudio Celva

Sinopse: Já está disponível nas secretarias do Santuário e Seminário de Azambuja e na livraria Mosimann o livro Cultura e Religiosidade de um Povo. A obra foi escrita pelo padre Eder Claudio Celva; guabirubense, vigário paroquial no Santuário de Azambuja e presbítero da Arquidiocese de Florianópolis.
Ele faz um retrato da vida católica de Guabiruba nas mais de 450 páginas da obra. No livro, defronta-se o passado e o presente das crenças e a sabedoria popular local.
O padre conta que o livro começou a ser escrito há cerca de quatro anos, quando era estudante de Teologia em Florianópolis. A pesquisa originalmente foi feita como trabalho acadêmico no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc) e depois acrescida de outras lembranças e temas. “A obra fala sobre os costumes do povo, em especial, guabirubense”, diz Celva.
Cultura e Religiosidade de um Povo apresenta minunciosamente a comunidade católica, constituída pelo respeito familiar e pela autoridade presente e exigente dos padres católicos, que não permitiam que coisas sem valor tomassem o lugar dos valores cristãos, na visão da Igreja Católica.

ver mais detalhes

Ecos e sombras: memória operária em Brusque - SC na década de 50

Marlus Niebuhr

Sinopse: O livro remonta fragmentos da memória do operariado têxtil da cidade de Brusque - SC, na década de 50, valendo-se de uma intensa pesquisa de campo, realizada através de fontes primárias e da história oral com aqueles “trabalhadores, que se valorizam, que dão sinais de resistência, que inserem no mundo as suas marcas”. O autor recria uma época utilizando uma linguagem que se aproxima da literária.

ver mais detalhes

Educação - História Ilustrada de um Ideal

Arno Ristow

Sinopse: A trajetória da educação no sul do Brasil desde os primórdios da colonização alemã e italiana até os dias atuais. As escolas particulares que sobreviveram ao período despótico do Estado Novo, aperfeiçoaram-sem e continuam buscando o ideal de proporcionar aos seus alunos educação aprimorada.

ver mais detalhes

Educação e Instrução em Brusque - SC

Arno Ristow

Sinopse: A história contada no livro visa resgatar o empenho daquele que se dedicaram a ensinar os filhos de Brusque. Essa edição é comemorativa ao Sesquicentenário de Brusque e teve como base o Colégio Cônsul Carlos Renaux onde por muitos anos o professor e doutor Arno Ristow foi diretor.

As fotos e os fatos relatados com certeza trazem uma nostálgica lembrança aos que compartilharam épocas mais antigas e da mesma forma serve para que os mais novos tomem conhecimento dos momentos maravilhosos na educação brusquense.

ver mais detalhes

Gracher: Uma empresa faz 100 anos

Nayr Gracher, Luiz Saulo Adami e Tina Rosa

Sinopse: Brusque, 1905. Ao cadastrar o primeiro viajante em sua recém-inaugurada hospedaria, Carlos Gracher deu início à história de uma das mais sólidas empresas familiares de Santa Catarina. A hospedaria de Carlos Gracher prosperou junto com a cidade, e agregou outros empreendimentos: bares, salas de cinema, restaurantes e shopping Center. Esta trajetória de sucesso teve seqüência sob a direção de seu filho, Arno Carlos Gracher, e de sua nora, Nayr Gracher, que resgata neste livro a história de cada um dos empreendimentos da família, nos últimos 100 anos.

ver mais detalhes

Tem imagens ou informações que podem enriquecer o acervo do site?