A história fotográfica de Brusque na Internet

Monsenhor Valentim Loch

Pe. Eder Claudio Celva
  • Monsenhor Valentim Loch

Sinopse: Desde a infância, Pe. Eder Celva escutava histórias sobre a atuação de padres marcantes na região de Brusque. Monsenhor Valentim Loch foi um deles. O resultado de anos de pesquisa foi o livro: “Monsenhor Valentim Loch – Um padre da Igreja que amou e serviu”, com 293 páginas, lançado em outubro. Está sendo vendido na secretaria do Seminário Azambuja e nas livrarias de Brusque.

Padre Eder relata que tudo no Monsenhor era sacerdotal, representava o estereótipo de padre. “Lembro-me com muita alegria dos dias em que pude encontrar-me com Mons. Valentim – que me havia crismado – em alguma missa ou confissão sacramental no santuário, onde, inclusive, uma vez lhe agradeci e disse-lhe o quanto o admirava. Minha impressão era sempre a mesma: eu estava diante de um santo. Monsenhor Valentim contribuiu para o amadurecimento de minha opção vocacional. Ele me ofereceu um modelo de padre. Também por isso escolhi a vocação de padre diocesano. Aqui certamente se explica minha motivação para esses anos dedicados a este livro”.

O autor conta que neste livro “não está apenas a história de um padre, mas também uma pequena mescla da história da Igreja catarinense, de modo muito particular da Arquidiocese de Florianópolis, onde sempre esteve incardinado. Reunimos informações, testemunhos, escritos que, conjugados, geraram esta fonte narrativa de Mons. Valentim. Valemo-nos de uma garimpagem ampla buscando muitas fontes. Nossa intenção é fazer memória da vida deste padre, dando a cada leitor, a oportunidade de recordar ao menos alguma faceta de sua vida”.

Sobre o Autor - Pe. Eder Claudio Celva

Nascido em Guabiruba aos 25 de dezembro de 1987, padre Eder teve uma inclinação pela história local desde a infância. Em Guabiruba, é fundador do Memorial Ítalo-Guabirubense no bairro Lageado Alto. Na sua cidade esteve ainda na origem das seguintes instituições: ACIC, Grupo de Dança Italiana e Academia de Letras de Guabiruba. Em Brusque, foi vice diretor do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, membro da Editora da UNIFEBE e da Revista Vicente Só.
Em 2015, foi ordenado diácono e presbítero, trabalhando na paróquia São Sebastião de Tijucas. De 2016 a 2019 trabalhou em Azambuja como vigário Paroquial do Santuário e Formador do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes. Atualmente é Pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento de Itajaí.

Livros escritos por padre Eder Claudio Celva:
1- Imigração Italiana em Guabiruba (2008)
2- História da Igreja Católica em Guabiruba (2013)
3- Monsenhor Augusto Zucco, Centenário de Nascimento (2015)
4- Pensares Cotidianos (2015)
5- Cultura e Religiosidade de um Povo (2016)
6- O Cotidiano de uma Vida – Frei Pascoal (2017)
7- Devocionário Vale da Graças (compilação – 2017)
8- Padre Guilherme Kleine, Amigo de Brusque (2018)
9- Monsenhor Valentim Loch, um Padre da Igreja que Amou e Serviu (2018)
10- História da Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Azambuja (2019)
11- O Santuário Nossa Senhora de Azambuja – Brusque SC (2020)
12- Rastros Homiléticos (2020)
13- Um Homem, Sacerdote e Apóstolo. Padre José Locks (no prelo)

Compartilhe:


Tem imagens ou informações que podem enriquecer o acervo do site?