Escola
A Casa São José foi uma das obras da presença dos padres Dehonianos em Brusque. A história da educação Católica em Brusque começou a ser desenhada em 1903, quando o padre diocesano Antônio Eising, Vigário Paroquial de Brusque (1892-1904) fundou a Escola Paroquial Santo Antônio. A Escola Paroquial Santo Antônio se consolidou nas primeiras décadas do século passado. A escola cresceu, e em 1942, passou a ser conhecido como Grupo Escolar Santo Antônio.
Durante a década de 1950, outras escolas foram fundadas pelos padres Dehonianos, que eram responsáveis pela Paróquia São Luiz Gonzaga, tais como Escola de Agricultura e Comércio, Escola Técnica de Comércio São Luiz e o SENAC. Em 1953, surgiu o Ginásio e Escola Normal São Luiz,
Em 1931, Padre Germano Brand começou a luta pela fundação da Escola de Agricultura e Comércio, equivalendo ao Curso Ginasial, sendo a primeira escola desse gênero em Santa Catarina. Com a presença de um grande público, foi lançada, a 7 de fevereiro de 1932, a pedra fundamental da Escola, que seria a Casa São José, com várias salas de aula no rimeiro andar, e espaçoso salão de festas. A escola não durou muitos anos, e aCasa São José passou a ser utilizada por setores administrativos da paróquia, e para cursos, como a tradicional Escola de Datilografia, que funcionou durante muitos anos no local.
Texto: Aluizio Haendchen Filho, adaptado de:
Karina Santos Vieira Schlickmann "PRESENÇA DEHONIANA NA EDUCAÇÃO EM BRUSQUE", In: Brusque 150 anos: tecendo uma história de coragem, de Marlus Niebuhr.
Como é esse local hoje?

Compartilhe: