Indústria
A Fábrica de Tecidos Carlos Renaux começou a escrever sua história em 1892, quando Carlos Renaux, um imigrante alemão nascido em Loerrach, depois de já ter sido estabelecido em Brusque como um próspero homem de negócios de 10 anos, inventou uma nova possibilidade empresarial:
Transformando imigrantes alemães e poloneses, originalmente tecelões em sua terra natal, que tinha virado para a agricultura, em uma experiência de empresa têxtil. Com ousadia e confiança no futuro de seu novo país de escolha, a nova empresa logo deu seus frutos. Rudimentares teares de madeira foram logo substituídos por 40 teares mecânicos importados da Inglaterra, dando assim origem à Fábrica de Tecidos Carlos Renaux.
Dificuldades em encontrar a matéria-prima principal para a produção de tecidos e visualizar a existência de um promisinmercado para as indústrias têxteis do Vale do Itajaí, levou a empresa a instalar uma unidade de fiação de algodão, em 1900, o primeiro no sul do Brasil. Gustav Walter Bueckmann, um técnico de fiação da Alemanha, foi convidado a criar a nova unidade com modernas máquinas importadas da Inglaterra.
Em 1918 a empresa foi transformada em uma sociedade anônima sob o nome de Fábrica de Tecidos Carlos Renaux SA, filhos, filhas e respectivos sogros sendo os acionistas. Seu filho Otto Renaux foi eleito presidente, embora, como cônsul honorário do Brasil em Baden-Baden, Alemanha, Carlos Renaux representado os interesses do Brasil em promover a emigração de técnicos altamente especializados para o crescimento da indústria nacional. Consequentemente, especialmente marcas de Santa Catarina chamadattention do mercado.
Até o final dos anos quarenta a empresa, agora totalmente consolidada no mercado nacional, teve um novo passo, instalando em Brusque a primeira unidade na região, capaz de girar o fio penteado, transformando-o capaz de fabricar tecidos de textura de alta qualidade. Nos anos sessenta, como uma nova etapa evolutiva, que empregam tecnologia de resinas sintéticas em inglês foi introduzido para a produção de tecidos de algodão à prova de rugas.
Fonte: Site B2b
Após decadas, a empresa entrou em declínio e decretou falência em 2013. Em 2017, seus bens foram adquiridos pelas lojas Havan, de Brusque.
Como é esse local hoje?

Compartilhe: