A história fotográfica de Brusque na Internet

Olímpio de Souza Pitanga

  • Olímpio de Souza Pitanga


Foto Sociedade Amigos de Brusque

Olímpio Adolfo de Sousa Pitanga Leme foi o sexto administrador efetivo da Colônia Itajahy (Brusque).

Compartilhe:


Ele nasceu em setembro de 1836 na Bahia, filho de João de Sousa Gomes Pitanga e de Maria Clara de Jesus Pitanga. Foi deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina na 16ª legislatura (1866 — 1867), na 17ª legislatura (1868 — 1869), e na 25ª legislatura (1880 — 1881).

Indicado por Luís Betim Pais Leme, ele fora nomeado dia 8 de janeiro de 1876, tendo assumido de fato no dia 22 daquele mês. Ao assumir, já enfrentara uma situação calamitosa: inúmeros imigrantes solicitavam auxílio para a própria alimentação; casas de recepção e hospedarias lotadas (aguardando medição de 280 lotes); 1.300 imigrantes italianos que "tinha o seu problema e exigia a solução para o mesmo, à maneira meridional, gritando e gesticulando) (sendo que ele não compreendia o idioma e precisava de um intérprete); e por fim os alagamentos e problemas de saúde (disenterias).

Muito embora Pitanga se esforçasse a resolver os problemas, Brusque fora assolada por sucessivas inundações de janeiro a março de 1877, atrasando os trabalhos. Diante dos gastos empreendidos com a colônia, em 6 de outubro de 1877 foi dada a ordem para a suspensão de todos os serviços e pagamentos, o que gerou protestos por parte dos colonos. Por fim, em novembro Pitanga deixa a colônia que estava amotinada.

Ele faleceu em Porto (Portugal), em outubro de 1906.


Residia em Santa Catarina há 15 anos, e em 1876 foi indicado para o cargo de diretor da Colônia Itajahy. Chegou em momento complicado, enfrentado diversas revoltas populares por causa da falta de lotes demarcados.

 

Fontes: Sala Brusque Virtual e Colecionável de 152 de Anos de Brusque publicado pelo Jornal O Município.




Tem imagens ou informações que podem enriquecer o acervo do site?